Buraco na camada de ozônio ajuda geleiras, afirma estudo
0 comentários Postado por Camada de ozônio Terceirão às 09:04
Pesquisa indica que ausência do gás sobre a Antártida gera corrente de ar que impede aquecimento mais acentuado.
A temperatura na Antártida está aumentando, mas suas placas de gelo não estão derretendo como o esperado. Na verdade, no verão do ano passado, elas derreteram menos do que nos últimos 30 anos, afirma pesquisa da City University de Nova York e do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, publicada na revista New Scientist.
Antes que os céticos em relação ao aquecimento global comemorem é bom reforçar: isso não significa que a temperatura do planeta não esteja aumentando. Ela está. O que acontece é que as temperaturas na Antártida estão se elevando justamente no inverno e na primavera, estações em que é ainda muito frio para que o gelo derreta, e não no verão, quando o derretimento acontece.
Saímos do pólo petroquímico e fomos para a SITEL, Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos, esta empresa tem a função de tratar os efluentes líquidos resultantes das atividades operacionais das indústrias do pólo petroquímico que vimos ali em cima. Estes efluentes líquidos consistem em duas correntes : orgânica ( exige um tratamento mais complexo através de processos físicos, químicos e biológicos) e o inorgânico ( uma corrente mais limpa que necessita apenas de um polimento final.) Os líquidos orgânicos são divididos em três etapas, na primeira são eliminados matéria flutuantes e grosseiros como o óleo e a areia. Na segunda é eliminada a matéria orgânica através do processo biológico por lodo ativado. E na terceira , os sólidos remanescentes são removidos por filtração e depois é mandado para a chamada “Fazenda do Lobo”.Obrigado a todos.